Construções em Madeira

Casa Madeira

JLM-energias representante oficial em exclusivo para São Tomé e Príncipe de casas de madeira.

Com uma vasta gama de modelos de casas de madeira, com soluções chave-na-mão, que satisfazem as exigências e gostos da grande maioria dos clientes que nos procuram, pelo que podemos afirmar que as nossas construções em madeira são personalizadas.

Para quem procura um ambiente de conforto integrado numa vivência de contacto com a Natureza... Priveligiamos soluções arquitetónicas atraentes, funcionais e inovadoras.

Conheça todas as vantagens do sistema construtivo das nossas casas de madeira:

  • Contacto no Continente - José Luis Ferreira - (+351)917347731
  • Pode ainda enviar-nos um email com o nº de telefone pelo qual gostaria de ser contactado.
Habitações Bungalows Bares Cavalariças

Habitações - Bungalows - Escritórios - Bares - cavalariças - Stands - Escolas - Pontes - Decks

Casa Madeira

Construções Definitivas

Apesar das nossas construções serem concebidas em painéis modulados, a sua produção em fábrica não é total, tendo de ser completada em obra com o seu revestimento que, aplicado contrafiadamente, lhes imprime um carácter de interligação não desmontável entre as peças, tornando-as definitivas.

Acresce que todas as zonas húmidas são revestidas com material cerâmico, impedindo totalmente qualquer desmontagem desta parte das construções.

Esta característica de "construção definitiva" coloca as nossas moradias em pé de igualdade com as moradias tradicionais, sendo normalmente apoiadas no recurso ao crédito bancário à habitação.

Casa Madeira

Construções Antisísmicas

Pelo facto de estarmos na presença de construções leves de madeira, apesar de esta ser maciça e da sua técnica construtiva consistir na ligação solidária de painéis com elementos longos, a sua técnica de fabricação e montagem específica (com amarrações e contraventamentos eficazes) empresta a este sistema características anti-sísmicas.

Em caso de sismo a construção funciona como uma caixa e, se por hipótese remota, for parcialmente destruída, a estrutura é do tipo leve, não tendo nenhuma similaridade com o que poderá acontecer, em situação semelhante, com uma construção tradicional, pesada, monolítica.

Características das construções

Pavimento com estrutura de madeira revestida a soalho macheado e assente sobre blocos de cimento ou plataforma de betonilha mas revestida com parquet flutuante (O preço da base de alvenaria depende dos locais onde se fazem as montagens podendo haver alterações dos preços).

Habitações económicas com paredes exteriores em tábuas macheadas de 70 e 100 x 18 ou 22 mm/aglomerado de 10 mm, duplas, isoladas, com 8 e 10 cm de espessura, consoante a sua área.

Habitações em meios troncos + MDF, com 12 cm de espessura, também duplas, isoladas, pressupõem um agravamento de cerca de 5% nos custos apresentados.

Construções de arquitectura actual, com paredes duplas, isoladas, ventiladas e paramentos exteriores em pranchas horizontais de vários perfis: elípticos, em escama e lisos.

Madeiras Utilizadas

Nas nossas construções são utilizadas apenas madeiras de qualidade elencadas abaixo:

- Pinho Marítimo (Pinus Pinaster)
Utilizado na estrutura das contruções - Tratado em autoclave sob vácuo à pressão com sais de cobre, que a impregnam totalmente, atravessando-a, garantindo assim uma eficaz preservação contra carunchos, termites e podridões, ao contrário do pinho nórdico que somente resiste ao caruncho. Densidade – 650 kgs/m3.
- Pinho Nórdico (Pinus Silvestis)
Utilizado nos vigamentos longos e na caixilharia – Sem tratamento, podendo, no entanto ser tratado em autoclave. Densidade – 600 Kgs/m3.
- Abeto Nórdico (Picea Abies)
Utilizado nos revestimentos interiores – Com tratamento superficial, na cor e no seu estado natural. Densidade – 550 Kgs/m3.

Carpintaria Exterior

Janelas em pinho nórdico seleccionado para o efeito, fabricadas segundo as consagradas normas e técnicas europeias, com vidros duplos, sendo sempre utilizados os sistemas oscilo-batentes e de abrir.

Janela Madeira

As folhas têm total estanquecidade porque fecham contra borrachas de vedação e grande segurança, equipadas com cremonas embutidos que fixam em 3 pontos, com fechamento de batentes, fechaduras de segurança com fixação em 6 pontos e dobradiças ajustáveis. Evidenciam, além disso, grande resistência e durabilidade porque os aros têm uma secção de 92 mm e as folhas 56 e 60 mm, possuindo soleiras de alumínio sobre madeira nas janelas e alumínio sobre pedra nas portas.

Proteções de Janelas

Persianas em madeira de lâminas boleadas horizontais para climas quentes e ventilação. Portadas rústicas tapadas de alta segurança, sendo as peças fixadas por dobradiças corridas em toda a largura das folhas.

Paredes Exteriores

Parede Tripla

Em meios troncos calibrados, grossos, em forma de elipse, de grande qualidade estética e de grande resistência, compostos em sandwich, com excelente isolamento à base de lã mineral. O conjunto das paredes duplas de 12 cm pesa cerca de 40 Kgs/m2.

Nos modelos topo de gama, de parede tripla, são utilizados dois painéis, um exterior em meios troncos e outro interior em sandwich com isolamento de lã mineral. Entre estes dois painéis existe uma caixa de ar ventilada, 16 cm e 50 Kgs/m2.

Os coeficientes de resistência térmica destas paredes respondem por excesso às situações climatéricas mais desfavoráveis de frio e de calor, dados os materiais que as compõem e as espessuras das mesmas. Para climas mais frios e desfavorecidos, fazemos a aplicação de isolamento duplo.

Paredes Interiores

Parede Dupla Parede Dupla

As paredes interiores das nossas construções (resistentes ao fogo) são em sandwich com uma estrutura em pinho tratado, isolamento em placas semi-rígidas de lã mineral Rockwool, revestida com placas de gesso cartonado, MDF, e tábuas macheadas dispostas na vertical ou na horizontal - 100 mm.

Telhado

Do tipo leve, executada pelo sistema Gang-Nail, sobressaindo na estrutura da armação o pequeno espaçamento das asnas. Revestimento em vários tipos de telha de cimento ou cerâmica. Em todos os nossos modelos fazemos a aplicação de uma tela especial em poliester betuminoso, pára-chuva porque não deixa passar a humidade e pára-vapor porque é micro-porosa e respirante para evitar condensações.

Também construímos coberturas de vigamento tradicional, com asnas, madres, barrotes e ripado, se as condições do projecto e do local se proporcionarem para este tipo de solução e o cliente assim o desejar.

Interiores

Acabamentos

Exteriores com velaturas de alta qualidade, de dois tipos: uma de penetração e outra de acabamento, garantindo uma eficaz e duradoura protecção e um acetinado perfeito.

Interiormente as divisórias lisas são acabadas com tinta plástica ou com tintas texturadas também à base de água e sílica, de grande resistência ao fogo, como é o caso do gesso cartonado (classe M0). E o resultado é: uma parede lisa em toda a sua superfície, iguais em acabamento aos de uma tradicional parede de alvenaria de tijolo estanhada.
Divisórias em madeira, envernizadas na cor natural com brilho mate ou com velaturas coloridas para interiores.
Aplicamos, ainda, acabamentos com velaturas à base de água, amigas do ambiente.

Em todos modelos, os tectos são revestidos a forro macheado, excepto na sala em que são utilizados travejamentos rústicos, com sancas a condizer e tectos brancos. Também poderemos aplicar tectos em gesso cartonado com sancas em gesso.

Manutenção Fácil e Barata

A utilização de velaturas pigmentadas garante uma total resistência da superfície da madeira às intempéries, mantendo-a sempre em bom estado. A pigmentação protege a madeira da ação dos raios ultra-violetas não deixando queimar a celulose.

Com um período de manutenção de cerca de 3 anos, basta, nas fachadas mais expostas ao sol e à chuva, remover com uma escova, o pó que se forma quando a velatura de deteriora, farina ou oxida e, seguidamente, aplicar uma nova demão de velatura.

Esta conservação é muito fácil de executar, não sendo necessário nenhum profissional especializado. A velatura é de aplicação muito fácil, de grande qualidade e muito baixo preço.

Licenciamentos e Projeto

Normalmente todas as construções terão de ser licenciadas, pelo que, a partir da escolha do modelo que pretender, deverá providenciar a obtenção de um projecto.
Antes da fase de projecto, de posse de um desenho comercial do modelo da construção que pretende, deverá dirigir-se ao serviço de obras da Câmara Municipal para obter uma planta topográfica e indagar da possibilidade de construção do referido modelo, face ao PDM (Plano Director Municipal). Somente depois de uma resposta favorável é que tratará do projecto.
Interiores Disponibilizamo-nos para o ajudar na elaboração desse projecto.
Com custos acrescidos, podemos tratar da parte de arquitectura e fornecer-lhe os elementos necessários para a elaboração dos projectos das especialidades.

A elaboração dos projectos das especialidades, a organização do processo e os termos de responsabilidade, deverão ser providenciados pelo engenheiro do local da obra e cuja contratação será da responsabilidade do cliente.

Prazo de Construção

Para além do tempo de aprovação do projecto – que varia em função da Câmara Municipal envolvida – o tempo de construção da casa que pretende é de cerca de dois meses por cada 100 m2.

Copyright © 2013 JLMenergias - NIPC: 510766765 - Todos os direitos reservados